sábado, 19 de janeiro de 2013

Cuidados com seu bebê!!!

Prevenindo as assaduras
Como deixar seu bebê livre delas

A pomada contra assaduras é um item praticamente obrigatório na lista do enxoval de toda mamãe. Quase todo bebê sofre com as assaduras nas dobrinhas causadas pelas fraldas. A assadura é conhecida no meio médico como dermatite de fralda, um comprometimento da pele que ocorre na raiz da coxa, nas nádegas, na porção baixa do abdômen e na região genital, exatamente na área coberta pelas fraldas.

A dermatite se manifesta pelo aparecimento de vermelhidão, inchaço discreto da pele e pode evoluir com pequenas erosões na pele, bolha, feridas, desconforto para o bebê.

Comum nos pequenos
Fralda ajuda

A assadura é a lesão de pele mais comum em crianças pequenas, atingindo até 35% das crianças nos dois primeiros anos de vida, o período de utilização das fraldas.

Isso acontece porque o uso de fraldas provoca exposição prolongada à urina, o que leva a excessiva hidratação da pele e elevação do seu ph, deixando-a mais sensível. A assadura vem do contato prolongado da pele com urina e fezes, tornando-a suscetível à fricção com as fraldas e a outros irritantes como resquícios de sabões e detergentes, substâncias encontradas nas fezes e urina, fungos e bactérias.

Cuidados na troca da fralda
Troque a fralda com frequência

A assadura está ligada aos cuidados na troca das fraldas, ao tipo de fralda usada e ao uso de calça plástica que facilita o aparecimento dela. A alimentação e a estação do ano também influenciam nas assaduras. No verão pela transpiração e no inverno pela dificuldade de perceber se a criança urinou ou evacuou.

Para evitar as assaduras nas dobrinhas do bebê, existem boas dicas. A fralda deve ser trocada com frequência nos primeiros meses de vida, nessa época a criança evacua e urina muito..

Se a criança fizer xixi a fralda deve ser trocada e deve se lavar a criança com água morna; se a criança fez cocô ela deve ser lavada com água morna e sabonete de glicerina ou sabonete especial para criança. Depois, a pele da criança deve ser enxugada delicadamente com uma toalha sem esfregar, para não provocar atrito com a pele.

Usar cremes e pomadas à base de óxido de zinco e petrolato, são substâncias que funcionam como barreira mecânica de proteção à pele, diminui a possibilidade do atrito da fralda e uma função de ajuda na reconstrução da pele, quando há a dermatite.

Com todos os cuidados feitos corretamente, seu bebê ficará livre das assaduras e você ficará muito mais tranquila.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por fazer seu comentário. Sua opinião é muito importante!